ACH 2024 Call for Papers – Portuguese

Chamada de Trabalhos: ACH 2024 (6 a 8 de novembro de 2024)

Prazo: 15 de maio 31 de maio de 7 de junho 2024, 23:59:59 (Fuso horário: GMT-4)

A Association for Computers and the Humanities (ACH) realizará a ACH 2024, uma conferência virtual, de 6 a 8 de novembro de 2024.

Tema da Conferência

No contexto de rápidas transformações sociais e tecnológicas e de eleições históricas em todo o mundo, a ACH visa promover o diálogo e espaços capazes de fomentar a solidariedade em prol da equidade e da justiça, em contextos locais, transfronteiriços e globais. A ACH 2024 sublinha a importância de abordar os desafios sociais cruciais, como a discriminação racial e de género, não apenas nas humanidades digitais, ao mesmo tempo em que salienta as ramificações da Inteligência Artificial e das crises ambientais. Junte-se a nós para navegar por diversos ambientes políticos e moldar uma conferência virtual justa e inclusiva.

A ACH 2024 dá prioridade a propostas que tenham como foco a justiça social em múltiplos contextos — locais, transfronteiriços e globais —, abrangendo trabalhos antirracistas, estudos indígenas, estudos étnicos culturais e críticos, feminismo interseccional, estudos pós-coloniais e decoloniais, assim como estudos sobre deficiência e sobre questões queer.

Também damos prioridade a propostas que abordem explicitamente o multilinguismo nas humanidades digitais, que é em si mesmo uma questão de justiça social. Exemplos de tópicos possíveis incluem: meta-dados multilíngues, dados abertos interligados, preservação e disseminação de línguas ameaçadas, OCR para textos em línguas não latinas, métodos para línguas escritas da direita para a esquerda, ferramentas e interfaces para humanidades digitais multilíngues, pedagogias multilíngues e corpora multilíngues.

Âmbito da Conferência

As áreas de investigação em humanidades digitais relevantes para a conferência incluem, mas não estão limitadas, a:

  • A Inteligência Artificial e as suas consequências
  • Abordagens digitais e computacionais da investigação e da pedagogia na área das Humanidades
  • Património cultural digital
  • Vigilância digital
  • Ferramentas e infraestruturas das humanidades digitais
  • Biblioteconomia digital
  • Mídia digital, arte, literatura, história, música, cinema e jogos
  • Humanidades públicas digitais
  • Humanidades ambientais e justiça climática
  • Abordagens humanísticas e éticas nas áreas da ciência de dados e da visualização de dados
  • Investigação humanística sobre objetos e culturas digitais
  • Infraestruturas do conhecimento nas humanidades
  • Trabalho e organização em humanidades digitais
  • Multilinguismo nas humanidades digitais
  • Computação física
  • Criação, curadoria e uso de recursos
  • Uso de tecnologias digitais para escrever, publicar e rever trabalho de pesquisa

A ACH 2024 tem como objetivo receber propostas de natureza interdisciplinar. Estamos especialmente interessados em receber propostas de participantes com diversos conhecimentos e experiências profissionais, abrangendo desde posições Alt-Ac [alternative academics] até carreiras fora do ensino superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação. Também convidamos os recém-chegados às humanidades digitais a se juntarem a nós.

Tipos e idiomas das propostas

Aceitamos os seguintes tipos de propostas:

Artigos (12-15 minutos): Apresentações dinâmicas que partilham experiências, trabalhos em curso ou reflexões aprofundadas sobre os resultados de projetos mais amplos. Essas apresentações envolvem uma variedade de participantes, promovendo conexões e diálogos.

Apresentações rápidas (5 minutos): Apresentações altamente focadas que introduzem sucintamente um tópico, método, ferramenta, projeto ou trabalho em andamento para catalisar ideias e promover discussões subsequentes.

Posters (sessão de posters): As propostas de posters apresentam trabalhos sobre qualquer tópico relevante ou oferecem demonstrações de projetos, ferramentas e software em qualquer fase de desenvolvimento. Os apresentadores de posters deverão compartilhar a sua apresentação através da nossa plataforma de conferência virtual, Work Adventure. Esta plataforma proporciona um mundo virtual interativo e a capacidade de compartilhar vídeo, áudio ou imagens através do navegador (a plataforma está otimizada para o Google Chrome). As apresentações nas sessões de posters incluirão conversas síncronas quando os participantes visitam as salas virtuais de posters.

Painéis (1 hora e 15 minutos): Sessões envolventes que facilitam o diálogo entre apresentações e que são amplamente independentes, destacando conexões entre projetos, métodos ou temas e reservando um mínimo de 15 minutos para discussão com o público.

Mesas redondas (1 hora e 15 minutos): Sessões em que os oradores fazem intervenções breves ou apresentam enquadramentos sobre um conjunto coeso de questões, palavras-chave, métodos e/ou temas, reservando um mínimo de 30 minutos para a discussão com o público.

Instalações e Performances (sessão de instalação/performance): Obras de arte, visualizações criativas de dados, performances, demonstrações e outras intervenções críticas que abordam questões, métodos e temas da conferência. Os apresentadores de instalações e performances compartilharão as suas apresentações através da nossa plataforma de conferência virtual, Work Adventure, que oferece um mundo virtual interativo e a capacidade de compartilhar vídeo, áudio ou imagens através do navegador (a plataforma é otimizada para o Google Chrome). As apresentações incluirão conversas síncronas quando os participantes visitarem a instalação virtual/sala de performance. 

Formato alternativo (tempo variável): Dadas as possibilidades experimentais de uma conferência virtual, encorajamos os proponentes de sessões a considerarem formatos alternativos. Ao propor uma sessão deste tipo, devem descrever a sua sessão e indicar a duração preferida.

Embora a nossa chamada de propostas tenha sido publicada em inglês, espanhol, português, francês, italiano e coreano, aceitamos propostas de contribuições em todas as línguas. As propostas serão avaliadas na língua de apresentação. As apresentações podem ser feitas no idioma da proposta, embora possamos ter acesso limitado a tradutores. Independentemente do idioma da sua proposta, os proponentes devem certificar-se de que as suas cinco palavras-chave estão em inglês para facilitar o agendamento do programa.

Tenha em atenção que, para efeitos de agendamento, podemos sugerir um tipo de apresentação alternativo ou a colaboração entre propostas relacionadas entre si. Embora não haja limite para o número de submissões, o comitê do programa normalmente agendará até duas apresentações por autor / apresentador.

Requisitos da Proposta de Conferência

As propostas devem incluir:

  • Resumo
    • Resumos de 250 palavras para artigos, posters, apresentações rápidas, instalações e performances.
    • Resumos de 500 palavras para painéis e formatos alternativos. Os formatos alternativos devem incluir o período de tempo solicitado.
    • Os resumos devem abordar diretamente os critérios de avaliação: relevância para o tema da conferência; envolvimento com pesquisa relevante; enquadramento e finalidade; aplicabilidade, significância e valor; e organização e clareza.
  • Lista de participantes e informações de contato inseridas diretamente no ConfTool juntamente com a submissão
  • 3 a 5 palavras-chave inseridas diretamente no ConfTool

Revisão e notificação de propostas

As propostas da ACH 2024 passarão por uma revisão aberta por pares. Os nomes e afiliações dos autores serão conhecidos pelo revisor de cada proposta, e os nomes e afiliações do revisor serão também conhecidos pelos autores. A conferência optou por uma avaliação aberta, por várias razões, nomeadamente:

  • A falta de consenso sobre como anonimizar as propostas, o que leva a que algumas propostas sejam identificáveis;
  • A natureza pública dos estudos das humanidades digitais, o que significa que as submissões anónimas não são, de facto, garantidas como anónimas; e ainda
  • A falta de responsabilização na revisão anónima por pares, passível de promover incivilidade no processo de revisão.

Por conseguinte, a nossa adoção de uma revisão aberta por pares destina-se a mitigar as desigualdades implícitas no processo de revisão anônima. Reconhecemos, no entanto, que a revisão aberta por pares levanta questões com dinâmicas de poder, como a preocupação que alguns investigadores em início de carreira podem ter quanto a avaliarem um acadêmico estabelecido. Para mitigar estes problemas, o Comitê do Programa designará cuidadosamente os revisores e estes terão o direito de se recusar a rever uma proposta por qualquer motivo. Também reconhecemos que a revisão aberta por pares pode contribuir para o aumento do enviesamento na avaliação. Para mitigar este efeito, incentivamos os revisores a avaliarem cuidadosamente as suas próprias predisposições e forneceremos orientações claras sobre o papel que devem desempenhar no processo de revisão.

Os nossos critérios de revisão refletem o compromisso com uma compreensão abrangente das humanidades digitais e da natureza sociopolítica da pesquisa:

  • 20% – Relevância para o foco da conferência
    • O tema da proposta está ligado ao trabalho antirracista, estudos indígenas, estudos étnicos culturais e críticos, feminismo interseccional, estudos pós-coloniais e decoloniais, estudos queer e/ou multilinguismo.
  • 20% – Diálogo com Pesquisa Relevante
    • A proposta dialoga explicitamente com pesquisa atual relevante e reporta-se ao estado da arte nas áreas de trabalho. Citações formais (no formato preferido pelo autor da proposta) só são necessárias quando se faz uso da citação direta.
  • 20% – Enquadramento e Finalidade
    • A proposta oferece um quadro teórico, metodológico ou pedagógico claro, uma declaração concreta do seu propósito, e uma articulação explícita das implicações sociopolíticas do trabalho.
  • 20% – Aplicabilidade, Significância e Valor
    • A proposta articula a aplicabilidade, o significado e o valor da contribuição teórica, metodológica e/ou prática para as humanidades digitais em geral.
  • 20% – Recomendação Geral
    • A proposta é organizada de forma eficaz e oferece uma clara articulação do conteúdo da apresentação.

O período de revisão começará a 17 de junho e terminará a 19 de julho de 2024.

As notificações indicativas da aceitação ou da rejeição das propostas serão feitas até 30 de agosto de 2024. As avaliações também serão disponibilizadas mediante notificação.

Direitos de Autor e Privacidade

As submissões e os pareceres não serão disponibilizados ao público. O Comitê do Programa terá acesso a todas as submissões e todos os pareceres. Os revisores poderão visualizar apenas as propostas que lhes forem atribuídas para revisão. Os autores poderão ver as revisões das suas submissões após a conclusão do processo de revisão. Os nomes dos revisores serão exibidos, alfabeticamente, em slide, durante a sessão de abertura da conferência, como forma de agradecer a sua contribuição.

As propostas aceites serão revistas pelos autores e publicadas no programa online juntamente com os seus nomes e afiliações.

Uso de IA generativa em propostas

Código de Conduta

A ACH 2024 deseja proporcionar um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo durante a conferência, visando o benefício de todos os participantes e o avanço da pesquisa e da produção acadêmica nesta área. Por isso, adotou o seguinte Código de Conduta:

A ACH compromete-se a oferecer uma experiência de conferência livre de assédio, independentemente da identidade ou expressão de gênero, orientação sexual, deficiência, aparência física, raça, etnia, origem, religião, estatuto ou função profissional dos participantes. Ao tomarem parte nos eventos da ACH, os participantes comprometem-se a contribuir para uma coabitação segura e inclusiva para todos. A organização não tolerará qualquer forma de assédio aos participantes, seja em eventos virtuais, presenciais ou plataformas de mídia social. Aqueles que violarem estas regras durante os eventos da ACH poderão ser impedidos de participar ou banidos das atividades, segundo decisão dos organizadores.

Formas de assédio podem incluir, entre outros atos, comentários verbais ofensivos, piadas e linguagem sexista, racista ou discriminatória, conteúdo sexual e/ou discriminatório em espaços da conferência (virtuais ou presenciais), exceto quando analisado criticamente em contexto acadêmico, intimidação intencional, perseguição, fotografar ou gravar sem consentimento, questionar o direito de alguém utilizar o banheiro de sua escolha, interrupções constantes de conversas ou outros eventos, contato físico inadequado e assédio sexual indesejado.

Espera-se que os participantes advertidos a cessar qualquer comportamento de assédio o façam imediatamente. Caso um participante persista no assédio, os organizadores podem tomar as outras medidas adequadas, incluindo a advertência ou a expulsão do evento.

A ACH 2024 visa promover estes valores durante todo o processo de envio e revisão de propostas, bem assim como na realização da conferência. Os proponentes devem familiarizar-se com as diretrizes respeitantes a denúncias e com os nossos procedimentos para lidar com violações deste Código de Conduta.

Acessibilidade

A ACH visa garantir que a conferência ACH 2024 seja plenamente acessível a todos os participantes. Todas as sessões síncronas terão transcrição ao vivo, enquanto as sessões plenárias e palestras principais também contarão com interpretação em língua gestual. As diretrizes de acessibilidade serão fornecidas aos participantes com trabalhos aceitos. Mais informações, juntamente com um formulário para indicar necessidades específicas, serão divulgadas a XXXXX 2024.

Fuso Horário

A ACH 2024 seguirá o Horário Central dos EUA. Entre os dias 6 e 8 de novembro, as sessões estão programadas para decorrerem aproximadamente entre as 9h e as 18h, (horário central).

Inscrição e Bolsas

As inscrições para a ACH 2024 estarão abertas a partir de 30 de agosto de 2024.

Os organizadores têm procurado manter o custo de inscrição o mais baixo possível, ao mesmo tempo visando proporcionar uma experiência de conferência positiva a todos os participantes. Embora um evento virtual seja menos dispendioso que um evento presencial ou híbrido, ainda há gastos com a manutenção de sistemas para gestão de propostas, plataformas de conferência, cachês para palestrantes e acessibilidade (interpretação em língua gestual, legendagem remota para palestras principais e legendas ao vivo nas sessões). Estamos empenhados em garantir que os custos não sejam um impedimento à participação na ACH 2024. Por isso, a ACH oferecerá um número limitado de bolsas para apoiar membros sem apoio institucional, incluindo estudantes, profissionais temporários e desempregados / subempregados. As inscrições para estas bolsas serão abertas aquando do envio das notificações de aceitação das propostas.

As taxas de inscrição são as seguntes:

Membro Conjunto ACH ou ADHO: $50

Estudante Membro Conjunto ACH ou ADHO: $25

Não-Membro / Regular: $90

Não-Membro / Estudante: $40

Contingente / desempregado / subempregado: $40

Contactos

Para perguntas ou comentários acerca desta Chamada de Trabalhos, o programa da conferência, propostas, Código de Conduta ou acessibilidade, entre em contato com o Presidente da Conferência ACH 2024 através do email conference [at] ach [dot] org.

Se estiver interessado em traduzir esta Chamada de Trabalhos para outra língua, contacte o comité da conferência através do email conference [at] ach [dot] org.

Comissão da Conferência 2024

Co-presidentes da Conferência: Pamella Lach (San Diego State University) e Sylvia Fernández (University of Texas at San Antonio)

Co-diretores do Programa: Maira E. Álvarez (University of Texas at Austin) e Rini Bhattacharya Mehta (University of Illinois at Urbana-Champaign)

Presidente Técnico: Liz Grumbach (Arizona State University)

Coordenador de Comunicações: Caterina Agostini (Indiana University Bloomington)

Coordenador do Voluntariado: Jessica BrodeFrank (University of Illinois Chicago)

Coordenador de Inscrições: Anna Kijas (Tufts University)

Coordenador de Patrocínios e Promoção: Eduard Arriaga (Clark University)

Líder do Hub Regional: Matthew Hannah (Purdue University)

Membros Adicionais do Comité:

Andy Janco (University of Pennsylvania)

Dorothy Berry (National Museum of African American History and Culture)

John Knox (University of North Carolina at Wilmington)

Outros membros do Comitê de Organização do Programa serão anunciados oportunamente.

Translator

Ricardo Vasconcelos
Professor of Portuguese
Department of Spanish and Portuguese Languages and Literatures, Chair
San Diego State University

**AI assistance was used to revise and polish sections